segunda-feira, 30 de março de 2009

Concurso Nacional de Leitura



O 8E teve como representante uma das suas alunas neste Concurso Nacional. Prestaram provas na Biblioteca Municipal de Cascais no dia 28 de Março.


Aqui fica o registo e os Parabéns à nossa LEITORA!

terça-feira, 24 de março de 2009

Semana da Geografia

No dia 22 de Março fomos convidados a participar num encontro com a jornalista Teresa Conceição da SIC. Falou-nos de viagens que já fez e que lhe dão um conhecimento diferente dos povos e das culturas.
Foi uma aula de Geografia diferente, baseada num testemunho de vida e aprendemos muito!Ficámos fascinados com o que se pode aprender numa viagem!



P.S.: Professora Assunção, queremos mais!





sexta-feira, 20 de março de 2009

O colóquio, animado por um técnico da APAV, teve 'sala cheia' e 90minutos não foram suficientes para esclarecer as inúmeras questões que foram sendo colocadas por alunos e professores, juntos reflectindo sobre aspectos circunscritos à realidade da nossa escola.

A turma teve, sem surpresas para nós, uma participação atenta e interessada.

Parabéns!


quarta-feira, 18 de março de 2009

A nossa turma foi convidada a participar no colóquio, promovido pelos colegas do 9ºFPI, sobre a temática da violência nas relações de namoro e que se realizará na próxima 5ªfeira.
Lá estaremos...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Axonometrias em EV

Este período, em Educação Visual, retomámos os sistemas de representação:

As AXONOMETRIAS!
(mais concretamente)

Aprendemos a representar sólidos, segundo perspectivas cavaleira e isométrica.
Conhecemos a obra de Vasarely e, tomando o seu trabalho, construímos composições que enganam a nossa percepção da terceira dimensão.

Aqui fica parte significativa desse trabalho...






sábado, 14 de março de 2009

Museu do Oriente

No dia 18, fomos conhecer o museu e um pouco mais da cultura asiática, através de mais de duas centenas de máscaras da Índia, Sri Lanka, Tailândia, Indonésia, Tibete, China, Coreia e Japão, que se apresentaram muito distintas e feitas de materiais muito diversificados.
Algumas são esculpidas em madeira, outras em papier mâché, outras ainda são feitas de tecido ou de metal.
Algumas cobrem toda a cara e são em três dimensões, como as máscaras chinesas de Dixi e a de Okina, no Japão, outras são espalmadas, como muitas das máscaras tibetanas do teatro laico, outras ainda são máscaras-capacetes em que entra toda a cabeça, como as do tetaro khôn da Tailândia.
A visita correu muito bem e a guia foi fantástica, conseguindo envolver todos com o seu entusiasmo, neste mergulho até uma outra cultura, tão distinta da nossa.